domingo, 21 de março de 2010

Seu Zé Pretinho, meu avô...



Quando eu concluí o Mestrado, em momento singularmente difícil da minha vida, em meio às dúvidas e dores de uma enfermidade de mamãe e a uma depressão que me abateu, tinha algumas consciências: de que o aprendizado construído é sempre maior do que o que pode ser contido em um texto acadêmico, de que um orientador não é somente um cientista mais experiente que você a te dar dicas, é uma pessoa caminhando ao lado de outra, na construção do conhecimnto, e isto eu  devo à humanidade do professor José Batista, de que a aventura (epistemológica) da pesquisa em Educação é, sobretudo, um mergulho nos significados que  podem ter a Vida, a Humanidade e nossa (con)vivência em comum-unidade... Por isso, a dedicatória daquele esforço de trabalho (que continua...!) era a meus alunos e alunas, testemunhos vivos desta vinculação entre a Educação e a Vida (em seus sentidos), e a Seu Zé Pretinho, meu avô, um homem que me faz, enquanto educadora, apostar na riqueza do saber experiencial. O que a Vida nos diz e pede é a fonte maior das trans-formações necessárias para a humanização do Ser Humano e de seu Mundo...

'À “Seu Zé Pretinho”, José Amâncio (meu avô), porque pela Vida e pelo trabalho, ele me ensinou três grandes lições: que a generosidade e o desprendimento são caminhos seguros de se construir riquezas imperecíveis, que os acontecimentos mais simples são oportunidades de se fazer novas amizades e que o trabalho, honesto e insistente, pode não ser um fardo, mas ser permeado (também) de generosidades, desprendimentos e possibilidades abertas e certas de se consolidar afetos.'

Hoje, este "velho bonito" veio me visitar...
Sempre disse que aprendi a diferença entre política e politicagem com ele, através de seu exemplo. Agora, posso dizer também que, com ele, sigo aprendendo que a Educação na qual aposto tem mais a ver com sabedoria do  que com erudição.

- Obrigada, seu Zé!

2 comentários:

Wires disse...

Olá, Luciana! Vejo que seu "Vô" veio tomar mais um CHA contigo, não vou subestimá-lo, mas pela sigla acredito que ele não a conhece ainda, como grande vô-educador trouxe sempre para tua vida Conhecimento, mostrando as Habilidades d que é o (con) viver, e claro com muita Atitudes foi contribuido para tua formação e humanização.

Boa recuperação guerreira!
Abraços, Wires

Luciana Amâncio disse...

Seu Zé me dá muito orgulho e muita alegria...!